sexta-feira, 28 de julho de 2017

COMDEMA e Departamento de Meio Ambiente e Agricultura de Mairinque divulgam o Banco de Dados Ambientais (clique para acessar) do primeiro semestre de 2017.

O balanço dos serviços realizados incluem-se plantios, doações de mudas, podas e cortes de árvores em áreas públicas e emissão de autorizações de corte de árvores.
O corte de árvores isoladas em áreas públicas ou privadas é realizado após a emissão prévia de Autorização Ambiental emitida pelo Departamento de Meio Ambiente e Agricultura, nos casos previstos na Legislação Municipal. Neste semestre, foram emitidas 77 autorizações de corte de árvores, sendo que a Prefeitura realiza o corte apenas de árvores localizadas em áreas públicas do território municipal. Quanto às podas realizadas nas árvores localizadas no sistema viário do Município, os serviços abrangeram 233 árvores.
Em contrapartida, foram plantadas no município 270 mudas de árvores nativas, envolvendo diversos segmentos da sociedade, como escolas municipais, estaduais, ETEC e APAE. As doações de mudas nativas totalizam 240 mudas, distribuídas nos eventos comemorativos das semanas da água e do Meio Ambiente.
O Departamento de Meio Ambiente e Agricultura comunica que qualquer pessoa pode solicitar a doação de mudas. Para tanto, é necessário comparecer no Departamento localizado no segundo andar do Paço Municipal. Quem quiser mais de duas mudas, é necessário realizar a abertura de processo no primeiro andar, indicando a quantidade de mudas que deseja e a área onde as mudas serão plantadas, salientando que a Prefeitura não faz a doação para plantio em áreas objeto de autuação e compensação ambiental.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Reunião dos Conselhos de Meio Ambiente da Região da APA Itupararanga



Reunião organizada pelo COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Mairinque – SP, juntamente com o DpMAA (Departamento de Meio Ambiente e Agricultura) de Mairinque – SP, realizado no dia 25 de abril 2017 (terça-feira) às 9h (nove horas) da manhã no CEMEC de Mairinque, situado na Praça D. José Gaspar, n° 23 - Centro. 
O evento contou com representantes dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e Prefeituras dos Municípios de Mairinque, Alumínio, Votorantim, Cotia, Ibiúna e Piedade, que integram a região da APA Itupararanga (Área de Proteção Ambiental da Represa de Itupararanga), representantes da Votorantim Energia, Fundação Florestal e OAB Votorantim.
A abertura da reunião foi realizada pela vice-presidente do COMDEMA de Mairinque e Diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura, Ely Yasuda Alves Lima de Queiroz, explanando sobre a pauta da reunião (Gestão Integrada da APA Itupararanga e Região Metropolitana de Sorocaba) e os Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Sorocaba.
Na sequência, o Sr. Pablo Campregher da Fundação Florestal fez uma apresentação detalhada sobre a APA Itupararanga, abordando a área, a hidrografia, as nascentes e os principais problemas enfrentados na gestão.
Após a apresentação, montou-se uma roda de discussão onde todos os presentes tiveram espaço para falar sobre o seu município.  As questões mais debatidas foram: à exploração mineral que o grupo Votorantim esta buscando licenciamento para executar em Ibiúna às margens da represa (em área de várzea) e a renovação do Conselho Gestor da APA Itupararanga que teve a vigência encerrada no dia 29 de outubro de 2015.

A discussão sobre o Conselho Gestor gerou a criação de uma Moção de Repúdio (clique para acessar a Moção), assinada por todos os presentes, que solicita à Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e à Fundação Florestal a imediata renovação do Conselho Gestor da APA Itupararanga.