quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Conheça a APA Itupararanga (Rotas de Bike)

A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ITUPARARANGA foi criada pela Lei Estadual nº 10.100/1998, alterada pela Lei 11.579/2003 

Itupararanga: “Salto Barulhento”, em tupi-guarani 
Área: 936,51 km² 
Municípios: Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim 
Bioma: Mata Atlântica 
Principais rios formadores: Rio Sorocamirim, Rio Sorocabuçu e Rio Una.

REPRESA DE ITUPARARANGA 
A barragem foi construída para gerar energia elétrica e começou a operar em 1912. A partir de 1974, a usina passou a ser administrada pela Companhia Brasileira de Alumínio – CBA. Abastece cerca de 800.000 habitantes. 
Principais atividades que comprometem a qualidade da água: 
- Loteamentos implantados sem critérios ambientais; 
- Uso intensivo de irrigação e agrotóxicos; 
- Lançamento de esgotos; 
- Desmatamentos.



segunda-feira, 7 de agosto de 2017

O Departamento de Meio Ambiente e Agricultura realizará acompanhamento periódico da frota da empresa Jundiá


(clique na imagem para visualiza-la em tamanho maior)

De acordo com a CETESB, emissões causadas por veículos a diesel carregam diversas substâncias tóxicas que, em contato com o sistema respiratório, podem produzir vários efeitos negativos sobre a saúde.
Levando em conta os riscos da fumaça preta, o Departamento de Meio Ambiente e Agricultura já realizou análise nos veículos da frota municipal e agora realizará nos veículos da empresa Jundiá, responsável pelo transporte coletivo no município.
Para iniciar essa gestão, a primeira etapa foi solicitar via ofício, um relatório de manutenção e substituição da frota.
Após essa análise prévia, o Departamento de Meio Ambiente e Agricultura se propõem a realizar visitas periódicas na garagem da empresa, para avaliar utilizando a escala de Ringelmann, a tonalidade da fumaça emitida pelos veículos.
Aos veículos reprovados no teste, será solicitado o encaminhamento para manutenção. 


sábado, 5 de agosto de 2017

 COMDEMA DE MAIRINQUE INICIA ACOMPANHAMENTO DAS ÁREAS CONTAMINADAS DO MUNICIPIO


(Clique na imagem para visualiza-la em tamanho maior)

A CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, publica anualmente a relação de áreas contaminadas e reabilitadas do Estado de São Paulo.
Mairinque teve 7 áreas apontadas nessa relação.
Tendo conhecimento desses locais, o COMDEMA elaborou ofícios e entregou em mãos aos responsáveis de cada área. O ofício solicita de informações quanto ao gerenciamento da área contaminada (plano de ação, cronograma e resultados de análises de monitoramento, se houver).
Um dos empreendimentos se recusou a receber o ofício, o mesmo será enviado via Correios com AR.
O Oficio pede um prazo de 30 dias para o encaminhamento das informações. O COMDEMA fica no aguardo do recebimento das mesmas, para poder analisar e planejar as ações cabíveis.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Departamento de Meio Ambiente e Agricultura e Defesa Civil realizam ciclo de palestras


Iniciou-se no ultimo sábado, dia 29 de julho, um ciclo de palestras ministrados pelos técnicos de Meio Ambiente e da Defesa Civil da Prefeitura de Mairinque.
As primeiras palestras foram aplicadas à estagiários do IFSP (Instituto Ferderal de São Paulo) - Campus São Roque, nas dependências do Parque Antonio Anselmo, Horto Florestal, e devem seguir um cronograma de apresentações pela rede publica de ensino, se estendendo até o mês de novembro.
O ciclo de palestras abrange 4 temas de grande importância ambiental e social, sendo eles: a preservação de nascentes, a importância da biodiversidade, a queimada urbana e os processos geodinâmicos perigosos.
Essa ação tem como resultado esperado, a sensibilização de crianças e jovens quanto aos problemas ambientais do município e a importância de preservação do Meio Ambiente.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Mairinque Implanta Piloto de Floresta Urbana


O Departamento de Meio Ambiente e Agricultura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, implantou no mês de julho de 2017 o projeto Piloto de Floresta Urbana na Rua Julio Prestes de Albuquerque e Rua Gaspar Ricardo Junior, em frente a Escola Municipal Professor Manoel Martins Vilaça e a Câmara Municipal de Mairinque.
No local foi realizado o plantio de 18 de árvores nativas, em um trecho de aproximadamente 100 metros, nos dois lados das vias e no canteiro central. Foram plantadas espécies, como ipê branco, ipê amarelo, ipê rosa, aroeira salsa, Oiti, pata de vaca e quaresmeira.
A Floresta Urbana foi implantada na região central, seguindo os critérios da diretiva de arborização urbana proposta pelo Programa Município Verde Azul da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
“Esse projeto vai beneficiar a comunidade, pois além de incrementar a biodiversidade, a arborização traz conforto térmico, proporciona espaço para infiltração de água da chuva, melhora a paisagem local e a qualidade do ar”, explicou a Diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura Ely Yasuda.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

COMDEMA e Departamento de Meio Ambiente e Agricultura de Mairinque divulgam o Banco de Dados Ambientais (clique para acessar) do primeiro semestre de 2017.

O balanço dos serviços realizados incluem-se plantios, doações de mudas, podas e cortes de árvores em áreas públicas e emissão de autorizações de corte de árvores.
O corte de árvores isoladas em áreas públicas ou privadas é realizado após a emissão prévia de Autorização Ambiental emitida pelo Departamento de Meio Ambiente e Agricultura, nos casos previstos na Legislação Municipal. Neste semestre, foram emitidas 77 autorizações de corte de árvores, sendo que a Prefeitura realiza o corte apenas de árvores localizadas em áreas públicas do território municipal. Quanto às podas realizadas nas árvores localizadas no sistema viário do Município, os serviços abrangeram 233 árvores.
Em contrapartida, foram plantadas no município 270 mudas de árvores nativas, envolvendo diversos segmentos da sociedade, como escolas municipais, estaduais, ETEC e APAE. As doações de mudas nativas totalizam 240 mudas, distribuídas nos eventos comemorativos das semanas da água e do Meio Ambiente.
O Departamento de Meio Ambiente e Agricultura comunica que qualquer pessoa pode solicitar a doação de mudas. Para tanto, é necessário comparecer no Departamento localizado no segundo andar do Paço Municipal. Quem quiser mais de duas mudas, é necessário realizar a abertura de processo no primeiro andar, indicando a quantidade de mudas que deseja e a área onde as mudas serão plantadas, salientando que a Prefeitura não faz a doação para plantio em áreas objeto de autuação e compensação ambiental.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Reunião dos Conselhos de Meio Ambiente da Região da APA Itupararanga



Reunião organizada pelo COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Mairinque – SP, juntamente com o DpMAA (Departamento de Meio Ambiente e Agricultura) de Mairinque – SP, realizado no dia 25 de abril 2017 (terça-feira) às 9h (nove horas) da manhã no CEMEC de Mairinque, situado na Praça D. José Gaspar, n° 23 - Centro. 
O evento contou com representantes dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e Prefeituras dos Municípios de Mairinque, Alumínio, Votorantim, Cotia, Ibiúna e Piedade, que integram a região da APA Itupararanga (Área de Proteção Ambiental da Represa de Itupararanga), representantes da Votorantim Energia, Fundação Florestal e OAB Votorantim.
A abertura da reunião foi realizada pela vice-presidente do COMDEMA de Mairinque e Diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura, Ely Yasuda Alves Lima de Queiroz, explanando sobre a pauta da reunião (Gestão Integrada da APA Itupararanga e Região Metropolitana de Sorocaba) e os Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Sorocaba.
Na sequência, o Sr. Pablo Campregher da Fundação Florestal fez uma apresentação detalhada sobre a APA Itupararanga, abordando a área, a hidrografia, as nascentes e os principais problemas enfrentados na gestão.
Após a apresentação, montou-se uma roda de discussão onde todos os presentes tiveram espaço para falar sobre o seu município.  As questões mais debatidas foram: à exploração mineral que o grupo Votorantim esta buscando licenciamento para executar em Ibiúna às margens da represa (em área de várzea) e a renovação do Conselho Gestor da APA Itupararanga que teve a vigência encerrada no dia 29 de outubro de 2015.

A discussão sobre o Conselho Gestor gerou a criação de uma Moção de Repúdio (clique para acessar a Moção), assinada por todos os presentes, que solicita à Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e à Fundação Florestal a imediata renovação do Conselho Gestor da APA Itupararanga.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

COMDEMA DISPONIBILIZA ACESSO AO LEVANTAMENTO DE APPs NO MUNICIPIO

Foi realizado com financiamento da Fehidro um levantamento das APPs (Áreas de Preservação Permanente) no Município de Mairinque.
Esse trabalho disponibilizou camadas a serem acessadas pelo software Google Earth.
Tendo esse programa instalado o usuário pode entrar na aba "Levantamento de APPs" neste blog e baixar as camadas disponíveis.

Como exemplo de acesso, segue a figura abaixo, onde foi utilizado as camadas "limite do município" e "nascentes".

Esse trabalho deverá ser disponibilizado no site da Prefeitura de Mairinque, assim que a manutenção do mesmo seja concluída.

terça-feira, 2 de maio de 2017


COMDEMA DEFINE NOVOS CRITÉRIOS PARA COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

De acordo com a Resolução 112/2017, disponível no link: https://drive.google.com/drive/folders/0B_US9T51C-5QR1Bkb3lwZkRxLWs , o COMDEMA estabeleceu novos critérios para a compensação ambiental, nos casos em que o proprietário solicita o corte de algum indivíduo arbóreo.
Essa resolução vai contribuir para a arborização urbana do nosso município e para a manutenção do meio ambiente, um ganho para todos !

segunda-feira, 10 de abril de 2017